R.B.

ROLE A BARRA PARA VER TODAS AS PUBLICAÇÕES

Listen to this podcast on Spreaker

Clique no sêlo

Início em maio de 2010

Google Translate

Seja Bem Vindo!


"Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim.
Ou são ramos da mesma árvore majestosa.
Portanto, são todas verdadeiras."

Mahatma Gandhi



Muita paz, muita luz a todos!


Examina o sentido, o modo e a direção de tuas palavras, antes de pronunciá-las. Emmanuel

Pesquisa

segunda-feira, 4 de abril de 2011

José Reis Chaves - A diferença entre Deus Pai e Javé, do Velho Testamento

Leia matéria completa nêsse endereço:http://blog-espiritismo.blogspot.com/2011/04/jose-reis-chaves-diferenca-entre-deus.html
José Reis Chaves - A diferença entre Deus Pai e Javé, do Velho Testamento

Publicado no Jornal OTEMPO em 04/04/ 2011



Eu sou o que sou, porque eu não posso ser o que eu não sou


De duas uma, ou os teólogos católicos ignoram algumas questões doutrinárias, ou eles ocultam-nas aos seus fiéis. Nunca se vê um padre pregar sobre o dogma da comunhão dos santos (não aceito pelos protestantes e evangélicos), que defende o nosso contato com os espíritos dos mortos, com os de cá ajudando os de lá, que, por sua vez, podem ajudar os que estão do lado de cá, o que é uma prática espírita, que não força também o espírito a se manifestar.

Quem estuda a Bíblia em profundidade, nota uma grande diferença entre o Deus Pai de Jesus e de todos nós, e o Javé, do Velho Testamento. Para a doutrina dos espíritos, Javé é um Deus, ou seja, o Deus do povo hebreu. "Disse Deus a Moisés: ‘Eu Sou o que Sou’. Disse mais: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros’. Disse Deus ainda mais a Moisés: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração" (Êxodo 3: 14 e 15).

Observe-se que o texto deixa claro que se trata do Deus dos hebreus ou do Deus de Abraão, do de Isaque etc, e não do Deus absoluto, o Deus de Jesus, o Deus Pai, o Deus de todos e de todo o universo. Liguemos isso com a frase ouvida pela médium vidente de Lourdes: "Eu sou a Imaculada Conceição". E observe-se que o texto bíblico tem as duas formas verbais - "Eu Sou o que Sou" - com as iniciais maiúsculas, por se tratar do nome com o qual o Deus dos hebreus quis ser identificado, e não como sendo o Deus absoluto. É como se Javé dissesse: eu existo e sou do jeito que sou. E lembremo-nos de que o verbo ser tem também o sentido de existir. Assim, quando alguém diz: eu sou, é como se dissesse eu existo. E nessa expressão "Eu Sou o que Sou" (em algumas traduções lê-se "Eu Sou Aquele que Sou"), nós temos os dois sentidos de Javé, que Ele existe e de como Ele é. À página 33, de seu livro "O Evangelho Esotérico de são João", lançado no Brasil pela Editora Pensamento (SP), o pensador e teólogo esotérico francês Paul Le Cour diz que a frase de Decartes, "Penso, logo existo", deveria ser constituída assim: "Sou (existo), logo penso" (sou um pensante).

O autoconhecimento - o conhecimento de si próprio - é uma das coisas mais difíceis de nossa vida. Daí aquela conhecida advertência evangélica: "Você vê um cisco no olho do seu semelhante e não vê uma trave no seu!". E o excelso Mestre, com essa advertência, mostrou para nós o quanto é deficiente de fato o nosso autoconhecimento com relação às nossas imperfeições. Realmente, o nosso ego nos deixa cegos para as nossas imperfeições e para as perfeições do outro.

A expressão "Eu sou o que Sou" pode ser dita também por todos nós, principalmente quando já tivermos um conhecimento de nós mesmos mais avançado e capaz, pois, de nos fazer enxergar mais as nossas imperfeições que, por certo, serão em número maior do que o das nossas perfeições!

PS: De 23 a 25 de junho, no Ouro Minas Palace Hotel, o MEDNESP-2011, comemorando os 150 anos de "O Livro dos Médiuns, contribuição de Kardec à ciência, com mais de 60 palestrantes das associações médico-espíritas (Ames), entre eles, Sérgio Felipe, catedrático de medicina da USP e coordenador da Universidade Internacional do Espírito, em São Paulo, ligada à sua coirmã de Paris (França). Contato: (11) 5585-1703 e (31) 3271-0170, mednesp2011@amebrasil.org.br

Obs.: Esta coluna, de José Reis Chavez, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site http://www.otempo.com.br/. Ela está liberada para publicações. José Reis Chavez é autor dos livros “A Face Oculta das Religiões”, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP) e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) – http://www.literarium.com.br/. e-mail: jreischaves@gmail.com Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail: contato@editorachicoxavier.com.br e o telefone: 0800-283-7147.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Ingles Grátis

Ser Especial



Ser especial


Conta-se que um famoso palestrante começou um seminário segurando uma nota de cem reais. Para as cerca de duzentas pessoas que se encontravam na sala, ele perguntou quem queria aquela nota.
Todos ergueram a mão.

Então, ele amassou a nota e perguntou outra vez quem desejava possuí-la. As mãos continuaram erguidas.
Ele amassou a nota um tanto mais. Depois de se encontrar bem amarrotada, a mostrou ao público e repetiu a pergunta.

Eles continuavam a querer a nota. Agora, pareciam ansiosos, esperando que ele decidisse, de uma vez por todas, quem a receberia.

Mas, o palestrante a colocou com cuidado sobre a mesa, procurando alisá-la, a fim de que melhorasse seu aspecto. Enquanto ia fazendo isso, lentamente, foi falando:

O que acabamos de vivenciar nos deve servir de grande lição. Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês ainda irão querer esta nota, porque ela não perde o valor.
Amarrotada, amassada, dobrada, envelhecida, enrugada, ela continuará a ter o mesmo valor, cem reais.

Pois bem. Em nossas vidas também ficamos um tanto amassados, amarrotados pelas desilusões que nos permitimos, pelas dificuldades próprias da vida, pelo cansaço que vai tomando conta de nós.

Às vezes, nos dobramos ante o peso das dores que nos chegam. De outras, o pranto que derramamos pela perda financeira ou pelo abandono de um amigo, nos deixa com aspecto doentio, enrugado. É como se nos permitíssemos murchar pela dor.

Os anos pintarão marcas em nossas faces, alterando o brilho dos olhos e a maciez da pele. As mãos perderão algo da sua flexibilidade e as pernas demorarão um pouco mais para a realização dos movimentos.

A nossa memória poderá nos pregar algumas peças, ensejando-nos trocar nomes de pessoas, esquecer datas importantes ou fatos ocorridos.

De outras vezes, poderemos nos sentir como notas sujas, pelas decisões erradas que tomamos. É quando o remorso chega e tenta se assenhorear de nossa mente.

Quando tudo isso acontece, nos sentimos homens ou mulheres sem valor.

Mas, não é verdade. Não importa quanto estejamos sujos, maltratados, amarrotados, pisados, enrugados. Continuamos a ter valor. Um valor especial.

Isso porque cada um de nós é especial. Somos espíritos imortais e se, a caminho da perfeição, passamos por pântanos, estradas solitárias e lamaçais, ainda assim continuamos a ser especiais.


*   *   *

Não entremos em depressão por descobrir que somos uma pessoa com muitas falhas.
É sempre tempo de recomeçar. Levantemos a cabeça. Tomemos a decisão. E mudemos.
Se praticamos o mal, proponhamo-nos a consertar o que for possível.

Se estamos magoados, sacudamos a poeira dos sentimentos que nos deixam doentes, observemos o dia que nasce e conscientes de que somos únicos, adentremos pelos caminhos que produzem vontade de viver.

Se, por acaso, descobrirmos que ninguém nos ama, tenhamos certeza que, acima e além de todos, quem nos criou, nos ama de forma incondicional.

Assim, espanquemos a tristeza. Acabemos com o desânimo.
Lembremos: hoje é o melhor dia de toda nossa vida. E somos seres muito, muito especiais.

Redação do Momento Espírita, com base no
artigo Para um amigo especial, de autoria
ignorada.
Em 23.4.2014.

FEDERAÇÕES ESPÍRITAS

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO ACRE

Federação Espírita de Alagoas

Federação Espírita do Amapá
Federação Espírita Amazonense
Federação Espírita do Estado da Bahia
Federação Espírita do Estado do Ceará
Federação Espírita do Distrito Federal
Federação Espírita do Estado do Espírito Santo
http://www.feees.org.br/
Federação Espírita do Maranhão
http://www.femar.org.br/paginas/proximos_eventos.php Federação Espírita do Estado do Mato Grosso http://www.feemt.org.br/
União Espírita Mineira
http://www.uemmg.org.br/ Pará Espírita http://www.paraespirita.com.br/site3/ Federação Espírita Paraibana http://fepb.org.br/ Federação Espírita do Paraná http://www.feparana.com.br/ Federação Espírita Piauense http://www.fepiaui.org.br/site/ Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro http://www.ceerj.org.br/portal/ Federação Espírita do Rio Grande do Norte http://www.fern.org.br/ Federação Espírita do Rio Grande do Sul http://www.fergs.org.br/portal/ Federação Espírita Raraimense http://www.fer.org.br/ Federação Espírita Catarinense http://www.fec.org.br/ Portal da Federação Espírita do Estado de São Paulo http://feesp.com.br/eventos/palestras/ Federação Espírita do Estado de Sergipe http://www.fees.org.br/ Federação Espírita do Estado do Tocantins http://www.feetins.org.br/ Federações Espírita http://www.fern.org.br/movimento-espirita/links/14-federacoes.html

NATAL É JESUS

“Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.”